Refinar
  1. Home
  2. Profissionais
  3. Douglas Gutemberg Resende de Oliveira

“Douglas Gutemberg Resende de Oliveira” Localizações

DOUGLAS DOUGLAS

DOUGLAS

  • Quadra QR 408 Conjunto 7, 15

Sobre “Douglas Gutemberg Resende de Oliveira”

Profissional dedicado com mais de 20 anos de experiência, oferece um perfil multifacetado ideal para a área de Psicanálise e Terapia. Formação acadêmica inclui pós-graduações em Psicanálise , Psicologia Humanista com Abordagem Centrada na Pessoa, Avaliação Psicológica e Psicopedagogia Educacional, além de uma graduação em Pedagogia.

Busco aperfeiçoamento contínuo e acredito que o diálogo é essencial para a excelência nas relações. Alguns cursos complementares abrangem Neuroeducação, Neuropedagogia, Psicologia da Aprendizagem e metodologias ativas de ensino.

Com experiência em coordenação de equipes e gestão de pessoas, desenvolvi habilidades de comunicação e organização. Minha atuação em reforço escolar em diversas matérias, monitoramento de turmas e organização de atividades educacionais tornou-me atencioso as diversas necessidades.

Perfil proativo e criativo, aliado à uma vasta formação e experiência em áreas correlatas à psicologia e educação, me disponho atuar com excelência no atendimento e desenvolvimento humano.

Serviços oferecidos

Psicanálise
Psicanálise 4 Serviços)
Ansiedade R$ 300,00

Atua na área com uma abordagem focada na exploração dos conflitos internos e padrões de comportamento enraizados na infância.

Através de associações livres e interpretações, conectando as dificuldades atuais às experiências de vida e infância. Um elemento crucial é a interpretação dos sonhos, a libido, defesa e autoestima, incentivando a perceber a diferença entre a busca por reconhecimento e a necessidade de validação interna.

Explorar o acesso a verbalizar de sentimentos profundos e a distinguir suas próprias emoções das narrativas alheias.

A dinâmica transferencial também é um foco do trabalho. A busca por respostas e validação no analista e revertida com dinamismo, desenvolvendo no analisado a responsabilidade por seu processo de autoconhecimento.

Através de intervenções e da análise dos padrões de repetição, defesas (como racionalização, projeção e negação) e a evolução da queixa principal, auxiliar o analisado a elaborar seus traumas infantis, construir uma autonomia genuína e alcançar uma satisfação duradoura.

Depressão R$ 300,00

Atua na área com uma abordagem focada na exploração dos conflitos internos e padrões de comportamento enraizados na infância.

Através de associações livres e interpretações, conectando as dificuldades atuais às experiências de vida e infância. Um elemento crucial é a interpretação dos sonhos, a libido, defesa e autoestima, incentivando a perceber a diferença entre a busca por reconhecimento e a necessidade de validação interna.

Explorar o acesso a verbalizar de sentimentos profundos e a distinguir suas próprias emoções das narrativas alheias.

A dinâmica transferencial também é um foco do trabalho. A busca por respostas e validação no analista e revertida com dinamismo, desenvolvendo no analisado a responsabilidade por seu processo de autoconhecimento.

Através de intervenções e da análise dos padrões de repetição, defesas (como racionalização, projeção e negação) e a evolução da queixa principal, auxiliar o analisado a elaborar seus traumas infantis, construir uma autonomia genuína e alcançar uma satisfação duradoura.

Dependência Emocional R$ 300,00

Atua na área com uma abordagem focada na exploração dos conflitos internos e padrões de comportamento enraizados na infância.

Através de associações livres e interpretações, conectando as dificuldades atuais às experiências de vida e infância. Um elemento crucial é a interpretação dos sonhos, a libido, defesa e autoestima, incentivando a perceber a diferença entre a busca por reconhecimento e a necessidade de validação interna.

Explorar o acesso a verbalizar de sentimentos profundos e a distinguir suas próprias emoções das narrativas alheias.

A dinâmica transferencial também é um foco do trabalho. A busca por respostas e validação no analista e revertida com dinamismo, desenvolvendo no analisado a responsabilidade por seu processo de autoconhecimento.

Através de intervenções e da análise dos padrões de repetição, defesas (como racionalização, projeção e negação) e a evolução da queixa principal, auxiliar o analisado a elaborar seus traumas infantis, construir uma autonomia genuína e alcançar uma satisfação duradoura.

Psicanálise Adolescente R$ 300,00

Atua na área com uma abordagem focada na exploração dos conflitos internos e padrões de comportamento enraizados na infância.

Através de associações livres e interpretações, conectando as dificuldades atuais às experiências de vida e infância. Um elemento crucial é a interpretação dos sonhos, a libido, defesa e autoestima, incentivando a perceber a diferença entre a busca por reconhecimento e a necessidade de validação interna.

Explorar o acesso a verbalizar de sentimentos profundos e a distinguir suas próprias emoções das narrativas alheias.

A dinâmica transferencial também é um foco do trabalho. A busca por respostas e validação no analista e revertida com dinamismo, desenvolvendo no analisado a responsabilidade por seu processo de autoconhecimento.

Através de intervenções e da análise dos padrões de repetição, defesas (como racionalização, projeção e negação) e a evolução da queixa principal, auxiliar o analisado a elaborar seus traumas infantis, construir uma autonomia genuína e alcançar uma satisfação duradoura.

Terapias Tradicionais e Complementares
Terapias Alternativas 1 Serviços)
Obesidade R$ 300,00

Tanto a Psicanálise quanto a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) podem oferecer perspectivas e abordagens distintas, mas complementares, para a questão da obesidade. Com formação em ambas as áreas, poderia integrar esses conhecimentos no atendimento a pacientes com obesidade.

Perspectiva da Psicanálise na Obesidade:

A psicanálise buscará entender a obesidade não apenas como um problema de ingestão de alimentos, mas como um sintoma de conflitos psíquicos inconscientes. A comida, nesse contexto, pode assumir diferentes significados e funções para o indivíduo, como:

Prazer e Gratificação Oral: Desde os primórdios da vida, o alimento está associado à gratificação e ao vínculo materno. Na vida adulta, a comida pode ser um substituto para outras formas de prazer ou afeto que estão faltando ou são inacessíveis.

Defesa contra a Angústia: Comer em excesso pode ser uma forma de lidar com a ansiedade, o estresse, a tristeza ou outros afetos dolorosos, funcionando como um mecanismo de fuga ou tamponamento emocional. A comida oferece um alívio temporário, mas não resolve a causa subjacente da angústia.

Expressão de Conflitos Inconscientes: A obesidade pode ser a manifestação de um conflito não resolvido, como raiva reprimida, culpa, ou dificuldades em lidar com a imagem corporal e a sexualidade. Por exemplo, uma pessoa pode engordar inconscientemente para se "proteger" de situações sociais ou sexuais que a deixam vulnerável.

Compulsão à Repetição: O padrão de comer em excesso, mesmo sabendo que é "a escolha errada" (como na queixa de Leonardo ), pode ser uma compulsão à repetição, onde o indivíduo repete padrões disfuncionais em uma tentativa inconsciente de elaborar traumas ou conflitos passados.

O trabalho psicanalítico se concentraria em:
Análise das Associações Livres: Através da fala do paciente sobre comida, peso, corpo, relacionamentos e história de vida, o analista buscará conexões inconscientes e os significados simbólicos da obesidade.

Interpretação dos Sonhos: Sonhos podem trazer à tona conteúdos reprimidos e fantasias relacionadas à obesidade e seus gatilhos emocionais.

Exploração das Relações Objeto: Investigar como as primeiras relações do paciente (com os pais, especialmente a mãe) moldaram sua relação com a comida e com a satisfação de suas necessidades.

Compreensão da Transferência: A relação com o analista pode reproduzir padrões da relação do paciente com a comida e com figuras de autoridade, oferecendo um espaço para elaboração.


Perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) na Obesidade:

A ACP abordaria a obesidade a partir da premissa de que o indivíduo já possui os recursos internos para lidar com o seu peso e com as questões emocionais a ele associadas. O papel da ACP, seria o de:

Criação de um Ambiente Terapêutico: Oferecer um espaço seguro, empático e de aceitação incondicional. Isso é crucial, pois pessoas com obesidade frequentemente enfrentam estigma e julgamento, o que pode dificultar a autoaceitação e a mudança.

Promoção da Autoexploração: Incentivar o paciente a explorar seus próprios sentimentos, pensamentos e experiências relacionadas à comida e ao corpo, sem que o terapeuta direcione a conversa ou ofereça "soluções" prontas.

Facilitação da Autoconsciência: Ajudar o paciente a se tornar mais consciente de suas necessidades reais (emocionais, não apenas físicas) e de como a comida pode estar sendo usada para suprir essas necessidades de forma disfuncional.

Fortalecimento da Autoestima: Ao receber consideração positiva incondicional, o paciente pode começar a desenvolver uma autoestima mais saudável, fundamental para a motivação e a adesão a mudanças de hábitos.

Confiança na Tendência Atualizante: Acreditar que o paciente, uma vez em um ambiente de aceitação, desenvolverá o desejo e a capacidade de fazer escolhas mais saudáveis para si mesmo.

Integração das Abordagens combinando os pontos fortes de cada uma:

Utilizar a psicanálise para desvendar as raízes inconscientes da relação do paciente com a comida e o corpo, explorando traumas, defesas e padrões de repetição.

Aplicar os princípios da ACP (empatia, congruência e consideração positiva incondicional) para criar um ambiente terapêutico que promova a autoaceitação e o fortalecimento do ego do paciente, permitindo que ele se sinta seguro para explorar conteúdos dolorosos e construir novas formas de lidar com suas emoções.

Essa integração permitiria abordar a obesidade de forma profunda, considerando tanto os determinantes inconscientes quanto a capacidade inerente do paciente para o crescimento e a mudança.

Experiência

  • GERENTE ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO ( 2025 - 2025 ) WBC SISTEMAS

    Atividades: Financeiro: lançamento e controle de contas a pagar e receber
    Suporte aos sistema ERP: atendimento ao cliente, resolução de problemas - sistema de controle e gestão e financeiro
    Treinamento: ministração de treinamento de sistema
    Resultados: Financeiro: aumento na qualidade da informação e comunicação com a contabilidade
    Suporte: diminuição de gargalo e retorno mais ágil ao cliente
    Treinamento: resultados mais rápidos em implantação e aprendizado

  • GERENTE ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO ( 2025 - 2025 ) Associação Médica de Brasília - AMBr

    Gerente Financeiro/Administrativo: coordenação de equipe, suporte e auxílio ao trabalhador, coordenar e instruir junto ao Sistema de Trabalho WBC, acompanhar demandas dos setores: Secretaria da Diretoria, Financeiro, Compras, Tecnologia da Informação, Copa, Plano de Saúde e Recepção. Co-coordenação junto a Secretaria do Clube: filiações, aluguéis de espaços, desligamentos e atualização cadastral. Confecção de escala de trabalho para plantão no clube.
    Departamento de pessoal/RH: Folha de pagamento, confecção e controle de Banco de Horas, recrutamento / contratação / demissão de funcionários e de serviços, Recrutamento e Seleção terceirizados, confecção de processo via sistema de contas a pagar, planilhas de controles de gastos específicos, supervisão administrativa, demonstração do balanço da instituição para o Conselho Deliberativo.
    Área de Eventos – Coordenação de entrada de festa, logística de funcionários, responsável por camarins, venda de convites e retornos bancários, recepção de congressos e eventos. Confecção de planilha de Receitas e Despesas. RPA’s para terceiros. Contratação de equipes de trabalho para eventos.
    Área de Compras – Controle de compras de materiais, equipamentos e serviços; negociar melhores preços, condições de pagamento e prazo de entrega dos bens e serviços, assim como supervisionar a elaboração e manutenção do cadastro de
    fornecedores. Realizar levantamento de estoque para aquisição de materiais; emitir atestados de capacidade técnica.
    Resultados:
    Gerente Financeiro/Administrativo: satisfação e aumento da cultura organizacional, incentivo a educação continuada, organização e metodologia ágil, controle de contratos
    DP/RH: escrituração e comunicação ativa, recolhimento de impostos em tempo hábil.
    Área de Eventos: divulgação e organização assertiva, controles materiais e financeiros
    Área de Compras: Lista atualizada de fornecedores (parcerias), descontos e negociações trazendo retorno financeiro e
    economia

  • Monitor de passeios, Reforço Escolar e Planejador Educacional ( 2025 - 2025 ) Cantinho do Saber / Lamana

    Reforço escolar para as matérias de: Matemática e Português. Auxílio em passeios escolares, organização de turmas, logística e organização de horários, acompanhamento em atividades de campo.
    Resultados: Aumento de aprendizagem, organização e melhoria nos passeios externos.
    Obs. os trabalhos executados foram de formas pontuais durantes alguns períodos do ano.

  • PSICANALISTA / PEDAGOGO / CONTADOR ( 2025 - Presente ) DOUGLAS GUTEMBERG - MEI/AUTONOMO

    Profissional dedicado com mais de 20 anos de experiência, oferece um perfil multifacetado ideal para a área de Psicanálise e Terapia. Formação acadêmica inclui pós-graduações em Psicanálise , Psicologia Humanista com Abordagem Centrada na Pessoa, Avaliação Psicológica e Psicopedagogia Educacional, além de uma graduação em Pedagogia.

    Busco aperfeiçoamento contínuo e acredito que o diálogo é essencial para a excelência nas relações. Alguns cursos complementares abrangem Neuroeducação, Neuropedagogia, Psicologia da Aprendizagem e metodologias ativas de ensino.

    Com experiência em coordenação de equipes e gestão de pessoas, desenvolvi habilidades de comunicação e organização. Minha atuação em reforço escolar em diversas matérias, monitoramento de turmas e organização de atividades educacionais tornou-me atencioso as diversas necessidades.

    Perfil proativo e criativo, aliado à uma vasta formação e experiência em áreas correlatas à psicologia e educação, me disponho atuar com excelência no atendimento e desenvolvimento humano.

Formação

  • Graduação em Pedagogia ( 2025 - 2025 ) FACULDADE IESA
  • Graduação em Ciência Contábeis ( 2025 - 2026 ) UNIEURO
  • Pós-Graduação em Direito Administrativo com ênfase em Gestão Pública ( 2025 - 2024 ) FACULDADE MAUA
  • Pós-Graduação em Curso de Extensão em Psicopedagogia Educacional ( 2025 - 2025 ) FACULDADE UNIBF
  • Pós-Graduação em Psicologia Humanista com Abordagem Centrada na Pessoa ( 2025 - 2025 ) FACULDADE UNIBF
  • Pós-Graduação em Psicanálise ( 2025 - 2025 ) FACULDADE UNIBF
  • Pós-Graduação em Curso de Extensão - Avaliação Psicológica ( 2025 - 2025 ) FACULDADE UNIBF
  • Gestão de Pessoas ( 2025 - 2025 ) Instituo Federal - Rio Grande do Sul - EAD

    O curso proporcional reciclagem dentro de funções e processos de gestão provisão aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração de pessoas.

  • Psicologia do Trabalho ( 2025 - 2025 ) Instituo Federal - Rio Grande do Sul - EAD

    O curso proporcional reciclagem em competências organizacionais, comunicação e recrutamento, doenças e segurança do trabalho.

  • Personalização do Ensino a partir de Metodologias Ativas ( 2025 - 2025 ) Instituto Federal - Rio Grande do Sul - EAD

    Aprendizagem por pares - peer instruction, gamificação - gamification, aprendizagem baseada em problemas - ABP,
    design thinking - DF

  • Abordagens Pedagógicas Modernas na Educação a Distância ( 2025 - 2025 ) Instituto Federal - Rio Grande do Sul - EaD

    Apoio ao presencial, hibrido e a distância, MOOC e SPOC, aprendizagem centrada no professor e no aluno, sala de aula invertida

  • Lei Geral de Proteção de Dados _ LGPD ( 2025 - 2025 ) SENAT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte
  • Gestão de conflitos ( 2025 - 2025 ) SENAT - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte
  • Mediação do Ensino e da Aprendizagem On-line ( 2025 - 2025 ) LB - INSTITUTO LEGISLATIVO BRASILEIRO - EAD
  • Formação de Professores em Neuroeducação ( 2025 - 2025 ) Ministério da Educação - AVAMEC
  • Neuropedagogia ( 2025 - 2025 ) Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão
  • Didática ( 2025 - 2025 ) Instituto Federal - Rio Grande do Sul - EAD
  • Aprendizagem Significativa ( 2025 - 2025 ) Instituto Federal - Rio Grande do Sul - EAD
  • Lei Brasileira de Inclusão ( 2025 - 2025 ) SENAC SP - EAD
  • Inclusão de Pessoa com Deficiência ( 2025 - 2025 ) SENAC SP - EAD
  • Educação Antirracismo ( 2025 - 2025 ) SENAC SP - EAD
  • Psicologia da Aprendizagem ( 2025 - 2025 ) Instituto Federal - Rio Grande do Sul - EAD

Idiomas

Associações

  • RNTP

“Douglas Gutemberg Resende de Oliveira” Respostas

Sem consulta online.

Artigos

Nenhum artigo postado ainda.
  • Compartilhar perfil: